quinta-feira, 22 de abril de 2010

Feedbacks Auditivos (Earcons)

Grupo: Adriana Veloso, Antônio Mozelli, Geovane Rodrigues, Sócrates Fernandes e Waghner Dieguez.

Quando relacionados à usabilidade de produtos, os feedbacks são responsáveis por enviar uma resposta ao usuário, indicando que a ação que ele acaba de executar foi concluída. Estas respostas devem ser imediatas, e podem ser transmitidas através do tato, da audição, da visão ou mesmo da combinação destas capacidades sensoriais. Podem ser compreendidos também como um processo de retroalimentação, perceptível tanto no comportamento humano, como em circuitos elétricos e dispositivos digitais.

"Os círculos de feedback e retroalimentação acontecem, porque as redes neurais do cérebro são densamente interconectadas; cada neurônio contém links — na forma de axônios e sinapses — relacionados a milhares de outros neurônios" (Steven, p. 99, 2003)

Existe um tipo específico de feedback sonoro chamado earcon. Um earcon é um padrão sonoro breve e estruturado, usado para representar um item ou evento específico. Este termo foi utilizado pela primeira vez em 1985, por Sumikawa, em um artigo intitulado “Guidelines for the integration of audio cues into computer user interfaces”.

Assim como os ícones, os earcons devem ser de fácil entendimento e memorização. Embora não haja representação visual, é difícil não se perceber um earcon. Já um ícone pode ficar desapercebido facilmente.

Alguns earcons, como o aviso de mensagens do MSN, são padrões musicais. Outros, como o alerta de mensagens do ICQ, são baseados em efeitos sonoros. Desta forma, os earcons podem ajudar os usuários a construírem metáforas. Por exemplo, utilizando-se um padrão crescente ou decrescente de notas musicais, podemos incutir o significado de positivo ou negativo a um earcon.

Infelizmente, os feedbacks sonoros ainda são pouco utilizados na Internet — exceto quando o website é desenvolvido com a plataforma Flash — onde poderiam confirmar ações e dar avisos de erro.

Referências:

  • Human-Computer Interaction, 1989, Volume 4, pp. 11-44 — “Earcons and Icons: Their Structure and Common Design Principles” — Meera M. Blattner, Denise A. Sumikawa, and Robert M. Greenberg.
  • Seteven, Johnson. — “Emergência: a vida integrada de formigas, cérebros, cidades e softwares” — Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed. 2003.
  • Fábio Luiz Carneiro Mourilhe Silva — "Áudio e Usabilidade: aplicação nas interfaces da web, uma análise ergonômica" — PUC-RIO — out/2006

Exemplos de earcons:

Um bom exemplo

Os alertas de recebimento de mensagens são bons exemplos de aplicação de earcons, como aqueles presentes em Instant Messengers como ICQ, MSN, Gtalk e Skype, pois são de fácil memorização e reconhecimento. Uma pessoa pode ter estas quatro ferramentas instaladas em seu computador, e ainda assim reconhecerá facilmente em qual delas recebeu a mensagem.

Clique aqui para ouvir o aviso sonoro do ICQ.

Um exemplo ruim

Os avisos sonoros do Windows são exemplos de aplicação de earcons que poderiam ser melhorados. São cerca de 25 tipos diferentes de sons. Todos muitos parecidos e a maior parte é reproduzida para avisar sobre algum erro. Neste caso os earcons chamam a atenção, mas não comunicam o problema.

Veja este vídeo, que tem trilha sonora produzida apenas com sons do Windows XP e 98:

Um comentário:

  1. Excelente! Publiquem no site da Disciplina.
    + 2 pontos extras para o Grupo ;)

    ResponderExcluir